Apresentação

            A Presidente do 15º Congresso da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório - SBCAL/COBEA e a Comissão Organizadora do mesmo têm  a honra  de convidá-lo para participar deste evento, que se realizará em Goiânia de 16-19 de junho de 2018. É com muita satisfação que contaremos com a participação especial do International Council on Laboratory Animal Science -ICLAS-  como grande apoiador do evento. Também estarão presentes as  Federações amigas latino americanas FESSACAL e FESAHANCCAL que abrilhantarão ainda  mais nosso Congresso.


             Nossa meta é a de promover um fórum onde diferenças e controvérsias sejam abordadas e discutidas, suscitar discussões de temas que incluam o uso de animais em pesquisas e ensino. Trazer à tona as lições já aprendidas e que sejam por nós implementadas, fazendo com que todos aqueles que usam e se preocupam pelos animais estejam cientes de suas responsabilidades. 


            É oportuno dizer e, não é falta de modéstia, que o Brasil já se encontra, inserido na Comunidade Científica Internacional no campo da Ciência de Animais de Laboratório. E, tem consciência de que necessita buscar a harmonização de procedimentos para,  assim, equiparar-se e fazer frente às demandas internacionais em tão importante área do conhecimento, área esta que  congrega profissionais tanto da saúde humana quanto animal, como médicos veterinários, zootecnistas, biólogos, médicos, biomédicos e outros, preocupados em conduzir seus projetos de pesquisa de forma ética e humanitária.


               A escolha da cidade não foi acidental. No mês de junho o clima é excelente, a temperatura é agradável com um por do sol  inesquecível e o visitante estará em uma das cidades mais arborizadas do país, fato este reconhecido pela ONU. Tudo isto dentro de uma metrópole com 1,5 milhões de habitantes, ampla gama de serviços  e um povo muito hospitaleiro. 


           Perto da cidade de Goiânia há belas cidades históricas como a cidade de Goiás, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade. Brasília, a capital do país, uma das cidades mais modernas do planeta, está a apenas 2:30 horas de distância, e a viagem pode ser feita por terra, onde o viajante terá oportunidade de  apreciar o cerrado em toda sua beleza.

                Sua presença é muito importante para nós, venha trocar ideias onde todos iremos aprender, e aproveite as muitas oportunidades que este fórum lhe oferece.


              Desde já, sinta-se acolhido !

gallery/presidente32

Dra. Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera
Presidente do SBCAL 2018